quinta-feira, 10 de março de 2011

O crime que não compensa


Não há nada mais gratificante do que ver um artista envelhecer com dignidade, mantendo a boa forma após uma longa e prodigiosa carreira. Sidney Lumet tem nada menos que 45 filmes em seu currículo, que juntos somam mais de 50 indicações ao Oscar. Dentre eles, obras do quilate de ‘Rede de Intrigas’, ‘Serpico’ e ‘Um Dia de Cão’, até hoje referências do cinema policial. Assistir, após um longo intervalo em sua carreira, a ‘Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto’ é ter a prova viva de que quem tem talento jamais perde a mão.
Lumet tem um estilo peculiar, que mescla elementos do cinema policial ao realismo dos filmes independentes. Seus personagens, sejam heróis ou vilões, carregam consigo uma forte carga de humanidade, que quase não os deixa se transformar em criaturas de celuloide. A propósito, a divisão entre heróis e vilões muitas vezes não existe, ou é feita por uma linha tão tênue que mal o espectador consegue diferenciar. Entre o heroísmo e a tragédia basta apenas um passo.
Assim é ‘Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto’, uma história de erros e intrigas tão inesperada quanto natural. Andy (Philip Seymour Hoffmann) e Hank (Ethan Hawke) são dois irmãos que estão mergulhados em uma pindaíba financeira. O primeiro quer fugir para o Rio de Janeiro e sustentar seu vício em drogas, enquanto o segundo tenta superar os entreveros com a ex-mulher e a filha. A solução para o problema está em um plano aparentemente simples, de assaltar uma joalheria. O detalhe é que a joalheria pertence a seus próprios pais.
O que era para ser uma solução tranqüila se transforma em um pesadelo quando o plano dá errado. De repente, Andy e Hank se veem em uma espiral de desgraça que só vai ganhando dimensões mais trágicas, reforçada por segredos que começam a vir à tona. A narrativa não-linear, com idas e vindas no tempo, reforça o clima de angústia vivenciado pelos personagens. Tendo como referência o dia do assalto, as passagens vão desvelando o tamanho do drama familiar que se esconde por trás do roubo frustrado.
Sob a capa de filme policial, Sidney Lumet constrói um drama familiar de fortes cores realistas. Apesar da ideia mirabolante, os dois irmãos são pessoas comuns, mergulhadas em problemas aos quais está sujeito qualquer ser humano. Apesar de a ideia central estar em um crime, o cerne da questão está nos sentimentos de cada um dos personagens. Com poucos tiros e sem perseguições, o diretor constrói uma envolvente fábula cotidiana.
Cineasta mais do que experiente, Lumet exercita toda sua capacidade de dirigir atores, ajudado pelo talento natural de Philip Seymour Hoffman e Ethan Hawke. Com um ritmo lento, mas jamais arrastado, ‘Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto’ é daqueles filmes que não precisam de grandes reviravoltas ou desfechos improváveis para surpreender. A verossimilhança e a ambigüidade de seus protagonistas já se encarregam disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário