terça-feira, 22 de março de 2011

Papai Noel do mal



Confesso que, mesmo quando criança, nunca nutri muita simpatia por filmes de Natal. Toda aquela coisa de Papai Noel, milagres e crianças metidas a besta sempre me pareceu muito aborrecedora. Mas tudo bem, afinal não se deve esperar coisa diferente de uma época como essa, em que todos insistem em ser contagiados pelo tal espírito natalino. Mas como toda regra tem sua exceção, é possível encontrar filmes que fogem a esse estereótipo. Que o diga ‘Papai Noel às Avessas’, não exatamente um filme novo, mas uma opção bastante divertida para fugir do senso comum.
Lançado em 2004, o filme é dirigido por Terry Zwigoff, cineasta que tem como destaque em seu currículo o pouco visto ‘Ghost World – Mundo Fantasma’, que mostrava o mundo nada colorido de duas adolescentes com problemas de relacionamento. Portanto, já seria de se esperar que os personagens de seu conto de Natal fugissem do convencional. Na verdade, pode-se dizer que eles apenas fazem parte do mundo real, não do Pólo Norte onde mora o bom velhinho com suas renas.
De bom, Willie, o Papai Noel vivido por Billy Bob Thornton, não tem praticamente nada. Vive bêbado, mal-humorado, não suporta crianças e de cada três palavras que fala uma é ‘fuck’. Seu parceiro é Marcus, um anão negro que faz as vezes de duende. A única razão para ambos estarem nessa condição é o fato de ser uma estratégia perfeita para roubar grandes lojas no final do ano. Mas como toda história de Natal tem seu milagre, ele não tarda a acontecer.
O milagre vem na forma de um pequeno ‘loser’, um garoto mimado, rejeitado e que sonha em ganhar como presente de Natal um elefante de pelúcia cor-de-rosa. Quando ‘o garoto’ (como é chamado durante todo o filme), a exemplo de várias outras crianças, é destratado pelo estranho Papai Noel, ele não se desilude. Muito pelo contrário, acredita que aquele é o verdadeiro Papai Noel que pode mudar seu histórico de natais infelizes.
A exemplo do que já fez em oportunidades anteriores, Billy Bob Thornton se adona do filme. Um dos atores mais talentosos de sua geração, chega a lembrar Robert de Niro pela capacidade de se metamorfosear por meio de diferentes papéis. Nesse filme, seu Papai Noel é um tipo asqueroso, sarcástico, que em alguns momentos chega a provocar repulsa no espectador, mas dá mostras de que lá no fundo ainda esconde uma pontinha de humanidade. O restante do elenco não deixa a desejar, com destaque para o garoto Brett Kelly, que faz a química perfeita com Thornton, e Bernie Mac, comediante responsável por passagens impagáveis no papel do chefe de segurança de uma loja.
Por mais que seja politicamente incorreto, ‘Papai Noel às Avessas’ não deixa de ser um conto de Natal, com tudo aquilo a que tais histórias têm direito. Nem seria exagero tecer comparações entre Willie e o lendário personagem Scrooge, o velho avarento que fica bonzinho após receber a visita de fantasmas na noite de Natal. A diferença está no fato de que os personagens estão num plano muito mais real e, conseqüentemente, mais cruel. Desse jeito fica até fácil e divertido acreditar em Papai Noel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário