sábado, 26 de março de 2011

Fidelidade em excesso



Não é de hoje que a adaptação de histórias em quadrinhos se tornou um atrativo filão para a indústria cinematográfica. Até onde for, levará consigo o eterno dilema de agradar fãs dos desenhos originais e espectadores leigos de cinema. A grande questão hoje em dia parece ser: até que ponto manter a fidelidade aos quadrinhos e avançar os limites da sétima arte? Por ser uma das obras mais cultuadas nesse segmento, ‘Watchmen’ tinha contra si esse desafio. O resultado final mostrou que se apegar demais às raízes de HQ também pode ser prejudicial.
Quando fui assistir a ‘Watchmen – O Filme’, estava completamente desarmado. Por nunca ter sido um grande fã de quadrinhos adultos, desconhecia as histórias escritas por Alan Moore na década de 80, que fizeram mais sucesso entre a minha geração do que eu imaginava. A premissa me parecia deveras interessante, de um grupo de super-heróis não tão super assim, por carregar consigo uma alta dose de humanidade. Enfim, vivi a experiência de um espectador de cinema comum, despido de qualquer paixão anterior.
A história não é das mais simples e, se fosse para resumi-la, consumiria alguns parágrafos a mais. Sinteticamente, a trama se passa no ano de 1985, num cenário hipotético em que Nixon ainda é o presidente dos Estados Unidos. Intitulado ‘Os Vigilantes’, um grupo de heróis que fez sucesso no passado vive seus dias de decadência. São eles Dr. Manhattan (Billy Crudrup), Coruja II (Patrick Wilson), Roorschach (Jackie Earle Haley), Ozymandias (Matthew Goode), Espectra II (Malin Akerman) e o Comediante (Jeffrey Dean Morgan). Quando este último é assassinado, logo no início do filme, tem início uma investigação, para levantar se foi um crime pontual ou haveria um plano para eliminar o grupo. Esse mistério irá obrigar os Vigilantes a retornarem à ativa.
Nessa sinopse reduzida estão contidas várias subtramas, que consomem duas horas e quarenta minutos de projeção. Muito para os desavisados, pouco para quem conhece o universo da história original. O diretor Zack Snider, que encarou a adaptação como uma missão pessoal, revelou que o primeiro roteiro tinha cerca de quatro horas de duração. Por aí se tem uma ideia da complexidade que envolve o projeto e o quão difícil seria agradar gregos e troianos.
É justamente na obsessão em se manter fiel à história original que ‘Watchmen’ patina. De uma só vez, o diretor quis desenvolver uma trama em particular e contar a origem de todos os personagens. O resultado é um filme de altos e baixos. Quando o espectador está envolvido com a narrativa, abre-se um parêntese para regressar ao passado e focar um personagem em particular. Os diálogos em excesso dispersam a atenção e quando se retoma o rumo, já bateu aquele cansaço.
O tratamento visual é de primeira, com efeitos convincentes e sem os excessos cometidos pelo diretor em ‘300’ (outra adaptação dos quadrinhos). A trilha sonora se adapta perfeitamente ao ambiente criado pelos idealizadores. O que faltou mesmo foi um enxugamento no roteiro, que provavelmente despertaria a ira dos fãs ardorosos. Pelo menos eles adoraram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário