domingo, 28 de agosto de 2011

Sem risos nem ironia



Que Woody Allen é um gênio do cinema, não há o que discutir. Para um senhor que já passou da casa dos 75 anos de idade, manter uma filmografia profícua como a sua (praticamente um filme a cada ano) é algo mais do que respeitável. Por conta disso, bate um certo peso na consciência antes de fazer qualquer crítica mais contundente a uma obra sua. Dizer que em seus últimos filmes ele tem se limitado a reciclar tudo o que produziu ao longo da carreira nem seria tão severo dado o seu invejável currículo. Mas é impossível deixar de lamentar ‘Você Vai Conhecer o Homem dos seus Sonhos’, seguramente um dos filmes mais fracos da carreira do diretor.
Mesmo se deixássemos de lado o passado de glória de Allen e nos limitássemos a comparar este seu penúltimo filme (o mais recente é ‘Meia-Noite em Paris’) com sua produção da última década, o resultado seria frustrante. Ainda que não sejam brilhantes, ‘Vicky Cristina Barcelona’ e ‘Tudo Pode Dar Certo’, por exemplo, conseguem manter um certo nível de empatia entre seus personagens e a plateia. Coisa que ‘Você Vai Conhecer...’ está longe de atingir.
Há uma teia de personagens que têm em comum a insegurança e a frustração. Helena (Gemma Jones) é uma senhora que, após décadas de casamento, foi deixada pelo marido Alfie (Anthony Hopkins). Enquanto ela busca amparo em uma vidente (Pauline Collins) que faz as vezes de terapeuta, ele se casa com uma jovem prostituta (Lucy Punch). A filha do casal, Sally (Naomi Watts), vive em instabilidade com o marido Roy (Josh Brolin), um escritor em crise. Ela sente uma queda pelo chefe (Antonio Banderas), enquanto ele se aproxima da vizinha (Freida Pinto).
Como se percebe, estão presentes na trama todos os ingredientes preferidos de Allen: infidelidade, crises de identidade, dúvida e expiação. Mas falta aquilo que faz a diferença entre uma história contada por ele e por outros cineastas: a ironia. É bem verdade que em seus últimos trabalhos Woody Allen tem se mostrado mais melancólico e pessimista. Mas mesmo nos momentos mais trágicos, o diretor é eficaz em arrancar risos de seu público, como quem sempre enxerga a vida como uma peça sarcástica. Aqui, o máximo que consegue é arrancar alguns sorrisos forçados.
 ‘Você Vai Conhecer o Homem dos seus Sonhos’ fica no meio termo entre a comédia e o tom mais sombrio. Não funciona de uma forma nem de outra. Para piorar, o estrelado elenco não tem o mínimo de carisma. Atores talentosos como Anthony Hopkins, Josh Brolin e Naomi Watts parecem funcionários públicos em final de expediente, sem a mínima empolgação para entreter os espectadores. Para quem conhece a obra do diretor, a sensação é de que são personagens retirados de histórias anteriores, reciclados e reaproveitados.
Como disse anteriormente, talvez esteja sendo um pouco cruel com Woody Allen, que já não precisa mais provar nada para ninguém. A essa altura da vida, a única coisa que ele deseja é se divertir fazendo o que mais gosta. Se é assim, fica a dica: não seja tão melancólico, Woody. Vamos nos divertir todos juntos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário