sexta-feira, 10 de junho de 2011

10 histórias de amor


Histórias de amor movem a humanidade desde que Adão e Eva se conheceram, ou que o primeiro macaco encontrou uma primata do sexo feminino. Com a evolução cultural, ficou evidente que não basta aos seres humanos apenas se apaixonar, é preciso sentir a necessidade de viver um romance. As artes souberam como ninguém se apropriar desse desejo incontrolável e se transformaram no terreno mais propício para elevar o sentimento amoroso.
Desde que o cinema é cinema, histórias de amor são um dos principais combustíveis dos filmes. Felizes, tristes, cômicas, trágicas, realistas, inverossímeis... há opções para todos os gostos. Especialmente no Dia dos Namorados. Amada pelos casais, que encontram nela o pretexto perfeito para gastar, fazer um agrado ou simplesmente ganhar um chamego, a data é odiada pelos solitários, que adoram fazer um blasé e desdenhá-la.
Seja em qual categoria você se enquadre, com certeza já se divertiu ou se emocionou com histórias de amor em celuloide. Aproveitando a deixa do 12 de junho, selecionei na produção contemporânea 10 das minhas histórias de amor preferidas. Se para apreciar a dois ou desacompanhado, fica a critério de cada um.

Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças, Michel Gondry
Quem nunca quis apagar alguém da memória após o fim de um relacionamento? Partindo da ideia de que isso seria possível, o diretor Michel Gondry e o roteirista Charlie Kaufman fizeram um dos filmes mais inventivos da década passada. Para ver e rever.

500 Dias com Ela, Marc Webb
A clássica história ‘rapaz conhece garota, os dois se apaixonam e se separam’, só que contada de maneira diferente. Com uma narrativa não linear, sabemos como o romance começa e acaba. O intrigante é desvendar o que se sucedeu ao longo desses 500 dias.

Embriagado de Amor, Paul Thomas Anderson
Nas mãos de Paul Thomas Anderson, até uma comédia romântica ganha contornos inusitados. Uma caixa estranha, corrida por milhagens aéreas e bandidos de um serviço de telesexo são alguns dos elementos que fazem deste um filme diferenciado. Até Adam Sandler ficou legal.

Amores Expressos, Wong Kar-Wai
Duas histórias urbanas. Dois relacionamentos distintos, mas amarrados pela incompletude. Um conjunto de metáforas e poesia visual que revelou de Hong Kong para o mundo o talento de Wong Kar-Wai.

Antes do Amanhecer, Richard Linklater
Nas mãos de qualquer um, a história fugaz dos jovens que se conhecem em um trem na Europa seria entediante. Com um roteiro perfeito, tudo flui de tal maneira que logo nos vemos tomados pela angústia do casal, torcendo para o relógio andar mais devagar e o sol não se levantar tão cedo.

Hora de Voltar, Zach Braff
Esse é daqueles filmes simples, um pouco pretensiosos, mas que por algum motivo além do explicável me fisgaram de primeira. Talvez porque seja impossível não se apaixonar pela personagem doce e maluquinha de Natalie Portman.

O Segredo de Brokeback Mountain, Ang Lee
Se você tem preconceito, problema é seu. Fato é que essa é uma história de amor proibido clássica, daquelas de cortar o coração. Com o simples agravante de os apaixonados serem dois vaqueiros do Oeste americano na década de 1960. Pensa que é fácil?

Wall-E, Andrew Stanton
Sim, os robôs também amam. Por mais que se expressem quase que somente repetindo o nome da amada. Uma das melhores animações já produzidas até hoje e, mais do que isso, um tributo ao cinema e suas histórias de amor.

O Fundo do Coração, Francis Ford Coppola
No dia do aniversário da relação, um casal tem uma discussão severa, briga e se separa. Em Las Vegas, cada um encontra o amante de seus sonhos. Ou não. Desse mote aparentemente simples, Coppola fez uma obra prima visual e uma fascinante reflexão sobre os relacionamentos. Obrigatório.

Drácula de Bram Stoker, Francis Ford Coppola
Fui obrigado a colocar mais uma obra de Coppola na lista. Afinal, quer maior história de amor que a de um sujeito que renuncia a tudo e se entrega à imortalidade por causa de sua amada? Uma história clássica que se agiganta com o requinte e o apuro estético de seu diretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário